A cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2016.
O suicídio não ocorre apenas em países de alta renda, sendo um fenômeno em todas as regiões do mundo. De fato, 79% dos suicídios ocorreram em países de baixa e média renda em 2016.
Trata-se de um grave problema de saúde pública; no entanto, os suicídios podem ser evitados em tempo oportuno, com base em evidências e com intervenções de baixo custo.
Saber os sinais de alerta para o suicídio, como e onde buscar ajuda, pode salvar vidas.
Sinais de aviso
Falando de prevenção ao suicídio, é necessário saber identificar quais os comportamentos que denotam risco para o óbito. O reconhecimento desses fatores é fundamental e pode ajudar tanto, profissionais de saúde como familiares e amigos a intervir precocemente.
Os sinais de alerta de que alguém pode estar em risco imediato de tentativa de suicídio incluem:
Falando sobre querer morrer ou querer se matar
Falando sobre se sentir vazio ou sem esperança ou não ter nenhuma razão para viver
Falando sobre se sentir preso ou sentir que não há soluções
Sentindo uma dor física ou emocional insuportável
Falando sobre ser um fardo para os outros
Afastando-se da família e amigos
Distribuindo bens importantes
Dizendo adeus a amigos e família
Colocar os negócios em ordem, como fazer um testamento
Correndo grandes riscos que podem levar à morte, como dirigir extremamente rápido
Falar ou pensar sobre a morte com frequência
Outros sinais graves de alerta de que alguém pode estar em risco de tentativa de suicídio incluem:
Exibindo mudanças extremas de humor, mudando repentinamente de muito triste para muito calmo ou feliz
Fazer um plano ou procurar maneiras de se matar, como pesquisar métodos letais online, estocar pílulas ou comprar uma arma
Falando sobre sentir grande culpa ou vergonha
Uso de álcool ou drogas com mais frequência
Agindo ansioso ou agitado
Mudança de hábitos alimentares ou de sono
Mostrando raiva ou falando sobre buscar vingança
É importante notar que o suicídio não é uma resposta normal ao estresse. Pensamentos ou ações suicidas são um sinal de extrema angústia e não devem ser ignorados . Se esses sinais de alerta se aplicarem a você ou a alguém que você conhece, peça ajuda o mais rápido possível, principalmente se o comportamento for novo ou tiver aumentado recentemente.
Veja o vídeo da campanha desse mês:
Onde buscar ajuda?
O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. É membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e outros órgãos internacionais que atuam pela causa.
Todas as formas de acesso podem ser conferidas no site www.cvv.org.br, onde também é possível se informar sobre o Posto CVV mais próximo e como se tornar voluntário.
Que tal um super material para compartilhar com sua equipe na sua empresa? 😊
CLIQUE AQUI ou sobre a imagem para baixar.
Comments