Depois de quase dois anos de pandemia, será que o comportamento das pessoas será afetado pra sempre? Ouvimos todos os dias sobre o cuidado com a alimentação, a importância da saúde física, mas tudo isso só é possível se estivermos em dia com a nossa saúde mental, tudo pronto para esse assunto? Então vamos lá!
Sempre depois das guerras, crises e momentos em que temos que nos adaptar a uma nova realidade é comum que ao voltar tudo ao “normal”, venham à tona algumas sequelas que podem durar dias, meses ou uma vida toda, esse é o caso, por exemplo, da saúde mental quando ela é afetada; não existem dúvidas de que a pandemia foi a junção desses sentimentos de guerra, crise e adaptação, tudo ao mesmo tempo.
Os estragos que a pandemia de COVID 19 causaram, todos já conhecem, e os seus efeitos refletem diretamente na segurança dentro do ambiente de trabalho, pois está fortemente ligada com nossa plenitude dentro e fora da empresa. No trabalho somos reflexo do que vivemos lá fora, e lá fora refletimos, mesmo que sem querer, aquilo que vivemos no trabalho.
Primeiro vamos entender: O que é saúde mental?
Basicamente, é como a pessoa trata e reage aos acontecimentos da vida e principalmente como ela vai transformar isso num degrau para a evolução pessoal ou para sua decadência. Ter saúde mental não está necessariamente relacionado a não ter alguma doença ou transtorno mental, da mesma forma que ser feliz não significa não ficar triste, pode ser que um dia aconteça alguma coisa que te deixe triste, mas esse dia não faz de você uma pessoa com uma vida infeliz, é apenas um momento de tristeza, então a saúde mental é mais do que ausência de doença, é estar bem com você mesmo, ter equilíbrio no trabalho, nos relacionamentos, na saúde física e principalmente nas rotinas do dia a dia.
Portanto, nesse pós-pandemia procure atividades que relaxam como esporte, leitura, momentos de descanso, programas com a família, vivemos quase dois anos preocupados excessivamente com as outras pessoas, com nossos familiares, amigos e acabamos deixando de lado a preocupação com nós mesmos, esse é o momento de cuidar de você, de esvaziar um pouquinho a cabeça, mesmo com tantas responsabilidades, não se cobre tanto, sorria mais, agradeça e viva cada momento da melhor forma possível, saúde mental é um exercício diário que traz recompensas maravilhosas, pratique.
05 SINAIS QUE A SUA SAÚDE MENTAL CORRE RISCO
Cuidados com a saúde mental é um dos temas mais procurados ultimamente, devido aos medos causados durante a pandemia, transtornos como ansiedade, fobia social, Síndrome do Pânico, Burnout e tantas outras não surgem do dia para a noite e não fazem barulho, são pequenos sintomas silenciosos que vão se agravando, fique atento se você apresenta um ou mais desses sinais:
1- Oscilação de humor: Durante o seu dia você percebe mudanças no seu humor sem motivo aparente, você acorda bem, mas de repente bate uma tristeza, vontade de chorar, ou raiva, um cansaço fora do normal, depois fica bem de novo, a noite já fica mal outra vez, você percebe essas oscilações constantes no seu humor?
2- Falta de sentido da vida: Quando algo ruim acontece você tem a sensação de que você não faz nada direito, que a sua vida é horrível? As vezes se questiona porque está vivo, se nada dá certo para você?
3- Problemas na alimentação e sono: Você se sente cansado durante o dia, a única coisa que você quer é tomar um banho e deitar, mas na hora que você precisa dormir, o sono não vem, ou pior ainda, você acorda várias vezes durante a noite sem motivo nenhum e tem dificuldade em pegar no sono de novo? Você deseja ter uma alimentação mais saudável, sabe que precisa evitar alguns alimentos, mas não consegue ter essa disciplina, muitas vezes não consegue nem fazer uma refeição, passa o dia todo comendo várias coisinhas e na hora das refeições não sente vontade de comer.
4- Dificuldade de concentração: Além de esquecer coisas com frequência você, agora tem dificuldade em se concentrar por muito tempo numa atividade, sua cabeça é bombardeada o tempo todo por mil pensamentos e problemas que você tem que resolver, mas chega no final do dia você não realizou nem metade daquelas coisas que ficou pensando.
5- Sentimento de frustração: Você se programa, cria rotinas, estabelece metas para sua vida, mas não consegue concretizar algumas atividades, porém quando percebe que não conseguiu, sente uma grande frustração e uma cobrança excessiva com você mesmo. Como se tivesse deixado de fazer algo tão simples que todo mundo consegue e isso te deixa ainda mais frustrado e com vontade de desistir, porque você se sente inútil e incapaz.
Talvez você tenha se identificado com um ou mais desses sintomas, mas não precisa sair correndo para o médico, pois só quando esses sintomas ficam, cada vez mais constantes e passam a atrapalhar várias áreas da sua vida, então é o momento de procurar um profissional capacitado para te ajudar e não tem problema nenhum em pedir ajuda, em falar sobre isso com as pessoas que são próximas a você, o maior egoísmo é achar que somos autossuficientes e conseguimos resolver todos os problemas sozinhos, entenda que quando a sua saúde mental é afetada, você já não está mais no controle, então peça ajuda, isso é sinônimo de grandeza e humildade.
Rodrigo MonSil
Palestrante e mágico
Comments