Anualmente, o mês de setembro é marcado pelas conscientização e ações realizadas pelas instituições para alertar as pessoas sobre como identificar alguém que precisa de ajuda e o apoio do tratamento psicológico.
Por isso, nós queremos mostrar como trabalhar o Setembro Amarelo nas empresas para ajudar a salvar milhares de vidas.
O que é Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre o suicídio, conhecida mundialmente.
No dia 10 de setembro, a OMS (Organização Mundial da Saúde), criou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A OMS escolheu essa data para chamar a atenção das pessoas sobre a questão do suicídio, um assunto tabu na sociedade que faz com que muitas pessoas tenham medo pedir ajuda.
Como surgiu o Setembro Amarelo?
O movimento da campanha do Setembro Amarelo surgiu, primeiramente, nos Estados Unidos. Um jovem americano, Mike Emme, era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, capaz de restaurar sozinho um carro Mustang 68 e pintar de amarelo. Mas, com apenas 17 anos, Mike cometeu suicídio. Sua família e seus amigos, infelizmente, não perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.
No funeral de Mike, os amigos fizeram uma ação com fitas amarelas e mensagens oferecendo ajuda, que alcançou grandes proporções e atingiu o país inteiro.
Por isso, o símbolo da campanha é uma fita amarela, a cor do Mustang de Mike.
Setembro Amarelo nas empresas
Segundo a organização da campanha, são mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo todo.
Além disso, 96,8% desses casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, como depressão e transtorno bipolar.
Apesar desses números, o Setembro Amarelo nas empresas ainda é pouco trabalhado de forma efetiva.
Algumas empresas já criaram políticas de bem-estar mental, mas ainda é preciso fazer muito mais.
As instituições não podem fechar os olhos para um problema que é tão real e presente na sociedade e em nosso país.
E, como profissionais que cuidam das pessoas, os RH são os que mais devem se preparar para perceber cedo os sinais dentro das empresas. Por isso preparamos algumas dicas que você poderá aplicar na sua empresa.
Confira:
Cuide do clima organizacional
Promova engajamento nas equipes, socialização entre os colaboradores e implemente a cultura do feedback para auxiliar na gestão de conflitos.
Implemente uma ouvidoria interna
Através da ouvidoria para tentar resolver as situações de conflito e estresse no trabalho, além de indicar ajuda especializada, se for necessário.
Promova a boa informação
Busque informações corretas através de cartilhas informativas, sites, ong's etc... Envie os informativos pelos canais de comunicação com o colaborador.
Crie um programa de bem-estar
Crie um porgrama que incentive o bem estar mental, físico, financeiro e social.
Incentive atividades físicas, prática de Yoga, exercícios físicos e meditação.
Ofereça benefícios
Além de vale consultas com psicólogos ou terapeuta há outros benefícios queestimulam o bem-estar, como vale-cultura, viagens,incentivos financeiros, entre outros.
Por que é importante abordar o Setembro Amarelo nas empresas?
O principal motivo para falar sobre Setembro Amarelo na instituição é o desejo de salvar vidas.
Por isso, cuidar dos funcionários pode ser uma ótima contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores.
Os colaboradores precisam estar com saúde mental em dia para realizarem suas demandas com eficiência, motivação e engajamento.
Então aproveite a campanha do Setembro Amarelo para dar importância aos cuidados das doenças mentais, criação de diálogos abertos e o combate ao preconceito e discriminação no ambiente de trabalho.
Gostou desse artigo? Que tal baixar nosso ebook abaixo:
Clique na imagem ou Aqui para baixar!
Comments