O câncer de mama é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Quando diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Mas infelizmente, ele ainda é um tumor que tira a vida de muitas mulheres todos os anos.
O que é câncer de mama?
O câncer de mama é um tipo de câncer que começa na mama. O câncer tem seu início quando as células começam a crescer descontroladamente. As células do câncer de mama geralmente formam um tumor que pode ser visto em um raio -x ou sentido como um caroço. Esse tipo de câncer ocorre quase inteiramente em mulheres, mas os homens também podem desenvolver. Embora muitos tipos de câncer de mama possam causar um nódulo na mama, nem todos o fazem. Muitos cânceres de mama são encontrados apenas em mamografias de rastreamento, que podem detectar o câncer em um estágio mais precoce, muitas vezes antes que possam ser sentidos e antes que os sintomas se desenvolvam. O diagnóstico e o tratamento evoluíram bastante, a sobrevida aumentou e o número de mortes está declinando devido à detecção precoce, aos novos tratamentos e ao melhor entendimento da doença.
Quais são os sintomas?
· Protuberância ou engrossamento na pele ou no tecido circunvizinho. · Sangramento na mama. · Mudança na forma ou no tamanho da mama. · Mudanças na pele do seio, como formação de “ondas”, aspecto de “casca de laranja” e coloração avermelhada. · Inversão dos mamilos ou de um dos mamilos. · Descamação na pele do mamilo.
Fatores de risco
Infelizmente, também há uma série de fatores de risco importantes para o câncer de mama sobre os quais as mulheres não têm controle. Saber quais se aplicam a você pode ajudá-lo a entender o risco e tomar atitudes preventivas para reduzi-lo.
Fatores que podem aumentar o risco de câncer de mama na mulher: · Idade mais avançada, especialmente 60 anos ou mais · História familiar de câncer de mama · Primeiro período menstrual (menarca) antes dos 12 anos · Menopausa aos 55 anos ou mais · Primeiro parto depois dos 35 anos · Sem filhos · Seios densos · História de doença benigna da mama (como hiperplasia atípica
Formas de prevenção
1. Mantenha o peso sob controle: É fácil ignorar porque é dito com frequência, mas manter um peso saudável é uma meta importante para todos. O excesso de peso pode aumentar o risco de muitos tipos diferentes de câncer, incluindo câncer de mama, especialmente após a menopausa. 2. Seja fisicamente ativa: O exercício é o mais próximo de uma bala de prata para uma boa saúde, e as mulheres que são fisicamente ativas por pelo menos 30 minutos por dia têm um risco menor de desenvolver a doença. O exercício regular também é uma das melhores maneiras de ajudar a manter o peso sob controle. 3. Coma frutas e vegetais: Uma dieta saudável pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama. Coma diariamente mais de uma porção de vegetais, frutas, cereais e legumes. Pesquisas mostram que vegetais, frutas e outros alimentos contendo fibras (como cereais e legumes)podem proteger contra câncer de boca, estômago e intestino. Eles também ajudam a proteger contra o ganho de peso e a obesidade. Faça cinco refeições por dia, tente incluir cereais (por exemplo, arroz integral, massas e pães integrais) e/ou legumes em todas as refeições.
4. Não fume: Fumantes e não fumantes sabem como fumar é prejudicial à saúde. Além de diminuir a qualidade de vida e aumentar o risco de doenças cardíacas, derrame e pelo menos 15 cânceres - incluindo câncer de mama - também causa mau hálito, dentes ruins e rugas. Isso sim é motivação para não fumar ou trabalhar para não fumar. 5. Amamente, se possível: Amamentar por um total de um ano ou mais (combinado para todas as crianças) reduz o risco de câncer de mama. Também traz grandes benefícios para a saúde da criança. 6. Limite o consumo de carnes vermelhas: Evite carne bovina, carne de porco e de cordeiro e evite alimentos processados. Há fortes evidências de que carnes vermelhas e alimentos processados causam câncer e de que não há quantidade de alimentos processados que pode ser segura para não aumentar o risco desenvolver câncer. A meta é limitar o consumo de carne vermelha a menos de 500 gramas (cozida)e 700-750 gramas(crua) por semana. Evite alimentos processados como bacon, salame, salsicha, presunto e conserva de carne bovina.
7. Limite a ingestão de bebidas alcóolicas:
Se optar por consumi-las, não exceda a quantidade de dois drinks para homens e um drink para mulheres por dia. Desde o primeiro relatório de prevenção do câncer em 1997, as evidências de que bebidas alcóolicas aumentam o risco de câncer de mama e de intestino são muito fortes.
8. Limite o consumo de alimentos salgados:
Evidências mostram que sal e alimentos conservados com sal provavelmente causam câncer de estômago. Tente usar ervas e especiarias para temperar seus alimentos e lembre-se que alimentos processados, incluindo pães e cereais matinais, podem conter grandes quantidades de sal.
9. Não use suplementos para se proteger contra o câncer:
Pesquisas mostram que suplementos de nutrientes em altas doses podem afetar o seu risco de desenvolver câncer, mas o melhor é optar por uma dieta balanceada, sem suplementos. Em alguns casos eles são recomendados, mas devem sempre ser prescritos por um médico.
Recomendações para populações especiais:
As mães devem amamentar seus filhos, exclusivamente ao seio, por seis meses e depois acrescentar novos líquidos e alimentos à dieta do bebê. Evidências mostram que amamentar protege as mulheres do câncer de mama e os bebês do ganho excessivo de peso.
Depois de um tratamento para qualquer tipo de câncer, os sobreviventes do câncer devem seguir as recomendações acima para prevenir novos tumores.
Lembre-se, busque sempre orientação médica e profissional da saúde. Cuide do seu corpo e tenha uma ótima qualidade de vida!
Fonte: https://www.cancer.org/
Comments