{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1644432545, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1 } } ] "test_event_code:" "TEST95673" }
top of page
CAPA SIPAT WEEK CLIENTE (11).png

Case Usina Estiva : A Transformação Digital da SIPAT



Este estudo de caso apresenta a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Usina São José da Estiva, um evento que conquistou mais de 1000 feedbacks positivos dos funcionários, destacando-se pela eficácia e envolvimento dos colaboradores. Este artigo é importante para profissionais de RH, gestores de segurança no trabalho e empresas que buscam entender como a transformação digital pode melhorar a gestão de eventos corporativos, aumentar o engajamento dos funcionários e trazer resultados positivos em termos de feedback e participação.



Sobre a Empresa



Fundada em 31 de março de 1964 por José Willibaldo de Freitas, Dr. Antonio Ribeiro do Vale, Juca Borges e Gino de Biasi, a Usina São José da Estiva está localizada no município de Novo Horizonte-SP, na região centro-oeste do Estado (a 400 km de São Paulo). A empresa produz açúcar, etanol e energia usando a cana-de-açúcar como matéria-prima.

Ao longo de quase seis décadas, a Usina Estiva construiu uma reputação sólida na sua região e no setor sucroenergético, tanto no Brasil quanto no exterior. Graças à sua visão sistêmica de gestão, a empresa cresceu atuando prioritariamente em três frentes: produtividade, qualidade e crescimento econômico; desenvolvimento humano e bem-estar de seus colaboradores e familiares; e desenvolvimento socioeconômico da comunidade onde atua.


Entrevista



Conversamos com Daiane Zanini, Especialista em DHO e uma das responsáveis pela implementação e coordenação do projeto, para entender melhor essa transformação e os resultados alcançados.


A Início da Jornada Digital


A jornada da Usina Estiva rumo ao digital começou em 2020. Segundo Daiane, a empresa passou por um processo de transição do formato presencial para o online com a SIPAT WEEK, o que trouxe inúmeras dúvidas e desafios. "Foi muito novo para nós sair de um formato presencial e migrar para o digital. Precisamos buscar entender, ouvir e buscar sempre melhorias, trazendo inovações constantemente", explica Daiane.


Desafios e Soluções


Antes da implementação do online, a Usina enfrentava um problema complexo para reunir todos os colaboradores na SIPAT, especialmente os externos, além dos altos custos dos eventos presenciais. A SIPAT WEEK veio para sanar esses problemas, melhorando a gestão do evento, abrangendo colaboradores que antes não conseguiam participar e aprimorando o gerenciamento e o acompanhamento de resultados e engajamento da equipe.


Outro desafio foi a visualização dos relatórios por setor. Daiane mencionou que, anteriormente, era necessário baixar o relatório e separar manualmente por setor. "Hoje, estamos desenvolvendo gráficos que permitem puxar dados por setor diretamente na plataforma, facilitando a análise percentual", destaca.


Feedback e Melhoria Contínua



A Usina Estiva valoriza muito o feedback dos seus colaboradores. Durante a entrevista, Daiane ressaltou a importância de ouvir os colaboradores para identificar pontos de melhoria. Para garantir que os eventos dos clientes sejam cada vez melhores, a SIPAT WEEK está constantemente inovando e aprimorando suas ferramentas. A implementação de dashboards mais visuais e a autonomia para os usuários baixarem seus próprios relatórios são apenas algumas das melhorias recentes.


Em 2024, implantamos a Área Social para os colaboradores compartilharem conhecimento, interagirem entre si e avaliarem o evento. Dentro da Social Week, os colaboradores podem fazer postagens, curtir e comentar as avaliações dos colegas e acompanhar o painel de ranking e pontuação.


Sistema de Rankeamento



Para tornar o evento mais marcante e garantir interatividade, a cada vídeo concluído, os colaboradores acumulam pontos que se somam em seu perfil. Assim, a empresa pode incentivar a participação através de premiações e condecorações para aqueles que mais se engajarem.


Emissão de Relatórios



A emissão de relatórios em qualquer momento do evento permite o acompanhamento dos resultados e engajamento da equipe. Dados e informações são essenciais para medir a significância do evento para a equipe. Dessa forma, os gestores de RH e SESMT conseguem apresentar melhor os resultados de cada campanha e tomar decisões para futuras ações com base nos temas e conteúdos mais relevantes para os colaboradores.


Plataforma Personalizada


Nosso cliente recebe uma plataforma pronta e personalizada para seu evento. Criamos os banners, capa e material de endomarketing para que a campanha seja um sucesso. Agilizamos todo o trabalho de criação e divulgação, pois através de um link ou QR code, os colaboradores acessam toda a programação, seja o evento online ou presencial.


Resultados e Impacto



O resultado dessa transformação digital foi extremamente positivo. Daiane relatou que o segundo ano da SIPAT Online foi muito mais assertivo. "Mesmo com alguns desafios do primeiro ano nessa modalidade, vimos resultados com a plataforma e agora, no segundo ano, fomos bem mais assertivos", comemora.


A experiência positiva com a SIPAT Week reafirmou a confiança da Usina Estiva na plataforma e na capacidade de adaptação da empresa. Agradecemos a confiança e realmente acreditamos no nosso trabalho, garantindo que o objetivo seja atingido. Nossa empresa, com 11 anos de atividades, tendo passado por diversos clientes, auxiliando e participando com nossas palestras e atividades em centenas de clientes, sabemos o quanto é necessário informação de qualidade e que atinja seu objetivo. A preocupação das empresas é garantir que sua equipe receba sempre informação de qualidade, e nós existimos para que isso aconteça. Nosso compromisso, além de garantir apresentações leves, divertidas e lúdicas, é fornecer informação sempre atualizada e com base em fontes confiáveis e profissionais especialistas na área de atuação.


Feedback dos Funcionários

Confira o feedback na íntegra de alguns funcionários:

 



A SIPAT Week na Usina Estiva é um exemplo claro de como a adaptação e a inovação podem levar ao sucesso, mesmo diante de desafios significativos. Através do desenvolvimento contínuo e da atenção ao feedback dos usuários, a empresa conseguiu transformar um evento tradicional em uma experiência digital eficaz e apreciada por todos.


A SIPAT Week continuará a buscar melhorias e inovações para garantir que seus treinamentos sejam sempre de alta qualidade, acessíveis e eficientes, mostrando que a transformação digital é um caminho promissor para o futuro. Buscando realizar um ótimo trabalho para alcançar clientes como a Usina Estiva e mudar para melhor sua visão na elaboração de eventos corporativos.


Quer transformar sua SIPAT 2024 como fez a Usina Estiva?



284 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page