{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1644432545, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1 } } ] "test_event_code:" "TEST95673" }
top of page
CAPA SIPAT WEEK CLIENTE (11).png

5 Principais Benefícios dos Treinamentos Online na Empresa



Sem dúvida quando se trata de educação corporativa existem vários desafios para os profissionais envolvidos. Treinar, capacitar e criar um ambiente de aprendizagem eficiente nem sempre é uma tarefa fácil, pois, envolve uma série de atividades como custos, tempo, recursos e pessoas. Segundo uma pesquisa feita pela, a ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, em 2020, empresas acima de 100 colaboradores, dedicaram um tempo estimado de 19 horas com investimento médio de R$997,00 por colaborador treinado. Infelizmente com a chegada da pandemia praticamente 50% dos treinamentos previstos foram cancelados devido as regras e protocolos de segurança, uma vez que, a maioria deles eram presenciais. Por outro lado, tivemos um aumento significativo dos treinamentos online passando de 23% em 2019 para aproximadamente 44% em 2020.

Apesar da presença dos treinamentos a distância já ser uma realidade que vinha sendo vivenciada, haviam muitos preconceitos e nem todas as empresas estavam preparadas para isso. O grande desafio do Ead é as capacitações de trabalhadores de áreas operacionais como procedimentos técnicos, cursos regulamentados e palestras. Dessa forma as empresas precisaram buscar adaptar-se e fazer da tecnologia uma aliada, mesclando entre atividades presenciais e online, para assim, poder dar continuidade em suas campanhas e seus treinamentos.


Abaixo listamos os principais benefícios com os treinamentos e campanhas online.

1. Custos versus benefícios

O online é simplesmente mais econômico pois, como já falamos, para a aplicação de um treinamento presencial você precisa dispor de uma série de recursos, mobilizar pessoas, dispor de salas de treinamento, descolamentos, viagens, alimentação, paradas de processo produtivo, entre outros.


2. Reduz o tempo de aprendizagem para seus funcionários.

A aplicação do online também pode resultar em uma grande economia de tempo para os colaboradores pois ele é flexível. Segundo pesquisas o online pode reduzir o tempo de aprendizado em até 60% quando comparado ao aprendizado tradicional.


3. Melhor retenção de funcionários para a maioria dos tópicos de treinamento.

O grande desafio do online é garantir o envolvimento do colaborador. Estamos passando por uma fase de adaptação. Por isso é preciso saber escolher muito bem os treinamentos, os conteúdos e formatar uma trilha de aprendizagem direcionada para cada público. Como exemplo temos a disposição, como estratégia, fazer uso da gamificação, uso de vídeos, e-books e outros conteúdos interativos. Dessa forma o online pode aumentar muito o envolvimento e a retenção do conhecimento com as principais informações.


4. Acessibilidade just-in-time

Outro benefício do online no local de trabalho é que ele está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para uma força de trabalho cada vez mais global e remota. Assim você não precisa deslocar toda uma equipe e um mesmo horário para assistir uma palestra por exemplo. Uma vez o conteúdo estando hospedado em uma plataforma você poderá disponibilizar para aceso individual ou em grupos.

Os colaboradores terão acesso ao treinamento dentro da sua flexibilidade, não importa onde estejam.


5. Padronização do conteúdo

Com o online você sabe que todos receberão o mesmo treinamento de alta qualidade.


Embora a presença de um instrutor possa criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, nem todos os instrutores se concentrarão nos mesmos materiais ou fornecerão o mesmo nível de cuidado. Uma das maiores vantagens do online é você poder filtrar a informação e simplesmente garantir que todos recebam o treinamento de que precisam.


E quanto às desvantagens?

Claro que nem toda regra se aplica para todos da mesma forma e ao mesmo tempo. Cada empresa, cada ramo de atividade, tem suas particularidades e complexidades que devem ser respeitadas e levadas em consideração. Sem falar que, treinamentos regulamentados em sua maioria como exemplo das NR’s - Normas Regulamentadoras, exige-se conteúdo prático. No entanto, não queremos dizer que o online veio para substituir completamente o presencial, mas sim, para complementá-lo.


Seja um treinamento, uma campanha de prevenção ou uma semana da SIPAT, você pode analisar a possibilidade de fazê-los totalmente online ou complementar com as atividades práticas. Você pode ter uma trilha de conteúdo no formato digital, um game, um desafio em um aplicativo, ao mesmo tempo que internamente os grupos interagem entre sim ou excutam uma atividade prática com base em algum tópico teórico. O importante são as métricas e que, o profissional responsável na aplicação ou execução de uma trilha de aprendizagem, possa acompanhar o aproveitamento, o nível de envolvimento, engajamento e se o resultado final atingiu as expetativas almejadas. Seja presencial ou online, no final o que importa, é se o conteúdo teve relevância para os colaboradores e apara a organização.


Gostou desse artigo? Deixe seu feedback e compartilha ele com suas redes.


Forte abraço!!

Ayrton Brandão


84 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page